terça-feira, 28 de junho de 2016

Resenha #19 | O Livro de Cam - Unforgiven (Fallen, #5), por Lauren Kate


Título: O Livro de Cam - Unforgiven (Fallen, #5)
Autor: Lauren Kate
Páginas: 408
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501099372

Sinopse: Cam sabe o que é tormento. Ele viveu mais no Inferno que qualquer anjo jamais deveria. Seu mais recente martírio se chama ensino médio. E o belo anjo está ciente da ironia nisso tudo. Mas após a escolha de Luce e Daniel, Cam não pode deixar de sentir que chegou a hora de também se render a única coisa que o leva mais alto que as próprias asas: o amor.
Assim, Cam sela um pacto com o diabo... Para tentar libertar das garras de Lúcifer a única alma que já amou: a mortal Lilith. A garota habita um purgatório particular em sua existência nos círculos do Inferno. Cada um escolhido e arquitetado com esmero pelo demônio. Tudo por causa de Cam e seus pecados. No mais recente, ela é a pária da Escola Preparatória Trumbull. Nenhum amigo, nenhuma esperança.
Mas, se em quinze dias Cam reconquistar Lilith, ela será libertada. E ambos poderão viver o amor que um dia o anjo renegou. Caso ele fracasse, há um lugar de destaque o guardando além da Muralha das Trevas.



Não sou o tipo de leitora que relê livros. Com uma lista tão grande e interminável pela frente, prefiro gastar esse tempo lendo títulos novos. Mas vou confessar: estou com uma vontade louca de reler O Livro de Cam. Esse livro é tão magnífico que fica difícil pôr em palavras, recomendo para todo fã de Fallen. Leiam sem medo!

Sou suspeita pra falar, é óbvio. Para quem não sabe: sou extremamente apaixonada por essa saga. Foram os livros que me inseriram no mundo da leitura e não me arrependo por um só segundo. Mas vou tentar resenhar sem puxar tanto o saco.

A história de O Livro de Cam tem início ao estilo do personagem: ele está distante, observando o local onde Lucinda e Daniel se reapaixonaram durante a última vida da garota, Sword & Cross. Quando pensa estar sozinho, ouve duas vozes familiares: Ariane e Roland. Os anjos estão fazendo uma homenagem para o casal citado.

No meio da conversa Roland nota algo diferenciado nas asas de Cam. Ele alerta o amigo e este entende o porquê. Associa o fato a um cântico que há milênios fora criado e automaticamente sabe o que deve ser feito. Para Cam, ele ganhou uma nova chance após libertar as almas de seus dois amigos.

Cam dá uma de suas saídas misteriosas e triunfais, conversa "com um cara que conhece um cara" e acaba se encontrando com Lúcifer. É nesse encontro que tudo muda. O anjo descobre que a alma de sua amada mortal, Lilith, está sendo escravizada num purgatório particular. Horrorizado, Cam toma o que pode ser a pior atitude de toda a sua existência: cela um pacto com o diabo. O anjo terá exatos 15 dias para fazer com que Lilith se apaixone por ele novamente, o que normalmente seria fácil, não fosse o ódio mortal que a garota sente dele. Se conseguir, a alma da jovem será libertada e ambos poderão viver o seu amor. Caso não consiga, ele deverá passar a eternidade ao lado de Lúcifer como segundo no comando.

Com a m*rda feita, Cam parte para onde Lilith atualmente passa a sua miserável existência. O primeiro (re)encontro ocorre na Escola Preparatória Trumbull, onde a garota estuda. Como é esperado, assim que Lilith põe os olhos em seu antigo amor, uma mistura de atração e ódio mortal a consome e ela nem ao menos consegue entender o motivo, só sabe que o odeia e não quer vê-lo nem pintando de ouro.

A partir daí o anjo caído começa uma corrida contra o tempo. A situação não o favorece nem um pouco, mas é óbvio que o diabo usará de suas artimanhas para complicar ainda mais.

Já vou avisando: Lucífer é o personagem mais absurdamente irritante e asqueroso que alguém já criou (e eu conheci). Quando você pensa que Lilith está cedendo e o grande beijo será dado... Ele usa um de seus truques baixos. Passei raiva e não foi pouca.

Mas, tirando esse ser desprezível, a história é linda e cheia de encantos. Lilith é uma personagem completamente apaixonante. A história dos casal é mencionada no terceiro livro da série, Paixão, mas só agora todas as interrogações são esclarecidas.

Lauren Kate tem uma escrita leve e o dom lindo de detalhar cenas inteiras com poucas palavras. Com um pouco de imaginação, todos os detalhes podem ser vistos em um ou dois parágrafos.

A história tem dois pontos de vista, o de Cam e o de Lilith, e ambos são amplamente explorados. É graças a isso que podemos ver como o casal nasceu para ficar junto. Ah! Outro ponto importante que deu um toque especial ao livro: cada capítulo especifica o número de dias restantes para o fim do prazo dado por Lúcifer. Isso dá ainda mais apreensão.


Minha nota para esse livro é bem obvia e não poderia ser outra, favoritado com sucesso! Acho extremamente difícil algum leitor não gostar desse enredo, mas não é impossível. Não recomendo que leiam essa história sem antes terem conhecimento da jornada de Daniel e Lucinda, os spoilers serão grandes.


E como trilha sonora, escolhi uma música da minha segunda banda favorita. A letra parece alternar entre as palavras e sentimentos de Cam e Lilith, foi essencial nas páginas finais. Se forem ler com alguma trilha sonora, adicionem Send Me Home no topo!

2 comentários:

  1. Oi, Bia! Tudo bem?

    Legal esse livro, hein?
    Vi bastante resenhas positivas e quero espero poder ler em breve.

    Beijos,
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel! Eu estou ótima, e você?

      Leia o quanto antes, mas é como eu disse, se não tiver conhecimento dos quatro livros que antecedem este, vai levar um mega spoiler.

      Beijos!

      Excluir

Obrigada por comentar!