quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Resenha #24 | O Voo da Fênix, por Raquel Pagno


Título: O Voo da Fênix
Autor: Raquel Pagno
Páginas: 221
Editora: Tribo das Letras
ISBN: 9788567208756

Sinopse: Natália é secretária em um famoso escritório de advocacia, dona de uma vaga conseguida à duras penas, como a sua liberdade e a independência conquistada, de morar em um apartamento simples, mas seu. Vinda de uma família humilde, Natália crescera ao lado de Andrew, um garoto problemático que jura ouvir vozes do além e ver a morte acompanhando as pessoas que estão prestes a partir.
Naquele dia, entretanto, ela acordara indisposta, com muitas dores e tonturas, levantara-se com muito esforço e com as imagens do pesadelo ainda na memória. Ao atender o primeiro chamado diurno do chefe, Natália perde os sentidos. Dias depois, acorda em uma cama de hospital, e se depara com uma nova realidade, uma força de vontade e uma alegria de viver, mesmo sabendo que possui um aneurisma cerebral que, talvez, não lhe permita viver tempo o bastante para realizar todos os sonhos que brotaram inesperadamente.
Entre as vontades de Natália, a mais forte e vibrante é a de encontrar o homem que a atormenta todas as noites em seu pesadelo. Para isso ela conta integralmente com a ajuda de Andrew, que encoraja a começar uma terapia de regressão. Porém durante as sessões, ela se depara com terríveis lembranças de suas vidas passadas e de como ela presenciara muitas vezes a morte catastrófica daquele mesmo homem.
Andrew não só a apóia na decisão de descobrir quem é o tal homem, como segue com ela em uma viagem rumo ao desconhecido. Uma vez encontrado o intocável homem dos sonhos, nesta vida um destemido e apaixonado piloto de acrobacias, resta-lhes inventar uma maneira de chamar sua atenção e fazer com que ele ouça o relato de Natália, que está convencida: nesta vida, vai livrar-lhe da morte precoce que o aguarda.


O Voo da Fênix é um livro nacional e faz parte de um booktour. Finalmente chegou a vez de eu poder tirar as minhas próprias conclusões, então vim aqui contar minha experiência pra vocês.


O livro é narrado em terceira pessoa, então podemos conhecer o que se passa na mente de cada personagem. Dentre eles conhecemos Natália, uma jovem secretária dum escritório de advocacia que mora sozinha numa kitnet simples e é a melhor amiga de Andrew, um rapaz que desde a infância é capaz de ver coisas sobrenaturais. 

Numa certa manhã, após mais uma noite mal dormida devido ao pesadelo que insistentemente se repete durante meses, Natália acorda se sentindo indisposta e vai trabalhar. Quando chega à sala de seu chefe, as dores e tonturas aumentam num grau insuportável e ela desmaia.


A jovem acorda, dias depois, numa cama de hospital; entubada de todas as formas possíveis, Natália recebe a notícia de que possui um aneurisma cerebral capaz de tirar sua vida a qualquer momento. Diante da expectativa de morte, ela é tomada por uma vontade incontrolável de viver. Decide colocar em prática todos os planos que adiou por medo de represálias, e dentre eles, o de encontrar o homem que atormenta os seus sonhos.

Assim que sai do hospital, a garota dá início à sua nova vida. Vai à floricultura fazer suas compras e, antes de sair, para em frente a um quadro de avisos. Anota a data e local de alguns eventos que ocorrerão em breve e chama Andrew para acompanhá-la. O que ela não sabia era que um desses eventos mudaria por completo a sua vida...

Entre um acontecimento e outro, os amigos conversam sobre os pesadelos de Natália. Depois de muito tentar, Andrew consegue convencê-la a fazer uma terapia de regressão. Durante essas regressões, ela se depara com o mesmo homem que vê todas as noites. O mais inusitado é que, em todas elas, a garota presencia a morte dele, sempre envolvendo algum acidente e fogo.


Lembram do evento que mudaria a vida dela? Pois é. É em um deles que a garota encontra o homem misterioso, mais precisamente num show de acrobacias aéreas. Ela nunca conseguia ver seu rosto durante os sonhos, mas estranhamente o reconhece. Uma mistura de medo, alerta e paixão tomam conta de seu corpo, fazendo com que a confusão seja instantânea.

Alguns acontecimentos depois, os amigos resolvem viajar o país para poder ter um contato maior com o tal piloto. Como ele é uma celebridade bastante amada, não fica difícil localizá-lo. Vão de norte a sul, de leste a oeste, não medindo esforços e fazendo o que é necessário. Quando finalmente o encontram... BOOM! A história fica cada vez mais apreensiva ;)


Adorei a escrita da autora. Apenas fiquei um pouco confusa nos trechos em que ela misturava um vocabulário mais formal com um informal. A história é muito bem escrita e bem desenvolvida, envolve o leitor com muita facilidade.

Antes de cada capítulo novo, a autora inseriu uma carta de Natália. Só entenderemos o motivo da existência delas na última página, e quando ocorrer tudo fará sentido. A propósito, os capítulos começam bem curtinhos, com duas ou três páginas, e vão aumentando à medida que a história se desenrola. Adorei isso.

Ainda sobre as cartas, penso que elas poderiam começar a ser inseridas de um certo ponto da história pra frente. Ou então permanecer do mesmo modo, mas com um conteúdo um pouco mais... Enigmático. Se fosse ler apenas as cartas, do modo como são, já era possível saber o desfecho do livro (não acho que a autora quis fazer um graaaande mistério quanto ao fim, mas sabe como é, adoro mistérios)

Um ponto negativo na edição em si foi o badulaque de enfeite no rodapé da página. Pros ceguetas fica um pouco difícil de passar por esse trecho, mas logo a pessoa se acostuma e passa a não perceber.

O Voo da Fênix foi uma leitura envolvente, agradável. Em alguns pontos conseguiu me fazer devorar as páginas, em outros me fez empurrar com a barriga. Por esses e outros pequenos detalhes, dou 3/5 xícaras.


Como trilha sonora, uma música diretíssimo do fundo do baú:

Um comentário:

Obrigada por comentar!