terça-feira, 14 de abril de 2015

Entrevista com Josh Malerman, autor de "Caixa de Pássaros"


A editora Intrínseca divulgou há poucos dias uma entrevista exclusiva com o autor, cantor e compositor Josh Malerman. Caixa de Pássaros é seu romance de estréia e já está fazendo um grande sucesso mundial.

Adquiri o livro recentemente e ainda não li. Se eu já estava curiosa antes, imaginem agora...


1. Qual foi o maior desafio ao escrever "Caixa de Pássaros"?

Escrever o rascunho foi um tornado, uma magnífica corrida. Eu escrevi cerca de 4.300 palavras por dia durante 26 dias e nunca tive dúvida, nenhum momento pensei em desistir ao longo do caminho. Houve muitas vezes que precisei reescrever, é claro. Haha. Eram momentos trabalhosos, tive que mudar vários assuntos tediosos para realmente melhorar o livro. Eu estou muito feliz com o resultado. A editora, Lee Boudreaux, foi fantástica em todo o processo. Realmente uma grande artista.

2. Como foi o momento de escrever os personagens do seu livro? Você desenvolveu um por um ou apenas foi escrevendo?

Eles vieram de repente, simplesmente saiu do nada, vi o livro na minha mente. Eu não sou um grande fã de contornos. Eu sou apenas estranho o suficiente para considerar o livro feito se eu tiver que descrever apenas a realidade dos fatos. 
Eu também prefiro ir lendo enquanto escrevo. Naturalmente, isto pode ser perigoso. Você pode acabar reescrevendo coisas que não precisa. Mas eu acho que se você pode imaginar buracos nessas paredes e rastrear eles antecipadamente, isso pode ser um grande ganho de tempo e de detalhes extras na história.

3. Você se lembra de quando teve a ideia de escrever "Caixa de Pássaros"?

Sim. Eu estava na parte de trás do carro, nós estávamos a caminho de Chicago, e alguém mencionou uma venda ou uma canoa ou ambos, e fiquei impressionado com a imagem de uma mãe remando com seus dois filhos com os olhos vendados em um rio. Eu pensei que era um bom lugar para começar. Na medida em que o que eles estavam fugindo. Estive por muito tempo com medo do Infinito, com medo da ideia de que a realidade de um homem poderia quebrar se ele fosse realmente contemplar o infinito. Eu acho que é porque é um conceito... porque é invisível... A ideia de que um conceito pode conduzir uma pessoa louca. Isso é assustador para mim. Então... quando comecei o processo de escrita do livro pude entender que Malorie fugia do Infinito.

4. Quando teremos o filme Caixa de Pássaros?

Eu não tenho certeza, mas eu ouvi que eles estão fazendo um progresso real. Dedos cruzados. Estou ansioso para vê-lo na telona.

5. O seu livro faz um grande sucesso no Brasil. Que mensagem você deixa aos fãs brasileiros?

Ah! Isso é ótimo de ouvir! Eu diria: "Esperem por mim! Eu estou indo em breve para o Brasil e quando chegar aí, vamos todos comemorar os livros de horror!"

6. Que conselho você daria para os escritores iniciantes?

Algumas coisas vêm à mente:

Primeiro: não tenha medo das tangentes. Então... se você ficar "preso" em determinada parte da história, basta escrever umas 20 páginas de detalhes que acontecem ao redor do seu personagem, na mente de outras pessoas, faça isso e você provavelmente vai adorar a maneira como a tangente contribui grandemente para a história.

Segundo: Não espere por inspiração. A inspiração é um monstro. Engana-se quem a espera, ela o acalma até você dormir. Se você escreveu todos os dias durante um mês, inspirados ou não, você provavelmente não será capaz de ver a diferença quando voltar a ler. A inspiração é algo subjetivo.

Terceiro: Não tenha medo de escrever um livro "ruim". O que você prefere? Um rascunho de má qualidade, mas completo que agora você pode corrigir? Ou não começar projeto nenhum?

7. Você quer escrever mais livros sobre esse mundo de olhos vendados?

É claro. Eu adoraria. Mas há muitas outras idéias dançando em minha mente primeiro.

Então, leia o livro, garanto que você vai mergulhar em um mundo de tensão e mistério. Mas cuidado, feche bem os olhos antes de sair de casa.




6 comentários:

  1. Ameeei a entrevista, estou louca para ler o livro, desde quando saiu que quero comprar, ainda não tive a oportunidade, mas em breve vou adquirir.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois não demore! O livro é fantástico e conseguiu me deixar NAQUELA ressaca. Já faz duas semanas que não consigo ler absolutamente nada D:

      Excluir
  2. Olá, Bia! Eu também estava um pouco curiosa para ler o livro e agora estou ainda mais. Gostei demais da entrevista do autor. Espero ler Caixa de Pássaros em breve! Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te falar que não planejava lê-lo por agora. Mas acontece que foi impossível não correr até a estante e fazer isso após essa entrevista. Leia o quanto antes!

      Excluir
  3. Ahhhhhahahaha agora mais do que nunca preciso ler, como assim vindo para o Brasil??
    Será que o veremos na bienal?? Tomara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for, dou um jeito de aparecer por lá hahahahaha já sou fã desse cara!

      Excluir

Obrigada por comentar!