segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Entrevista com o autor - Andreas Nora





Olá leitores!

Como foi o dia das crianças de vocês? Ganharam muitos livros? Eu não ganhei nenhum, mas, em compensação, fui presenteada com um boneco do meu super-herói favorito: Homem de Ferro! (risos) Fiquei louca.

Mas vamos deixar isso de lado. Hoje venho aqui para mostrar a vocês a pequena entrevista que fiz com o autor e parceiro (tão legal falar essa palavra que meus olhos brilham) Andreas Nora

Curiosos? Então vamos lá!



(imaginem aqui uma foto do autor.)
(O motivo da ausência da mesma vocês
encontram no post anterior)


Quando você descobriu que gostaria de ser escritor?
Andreas: Acho que logo que comecei a ser alfabetizado, mas a vontade veio forte mesmo quando eu estava no Curso Científico, hoje chamado Ensino Médio, no Terceiro e último ano, quando eu li "O Cortiço", de Aluísio Azevedo.

Como/quando surgiu a ideia de escrever "Você Precisa..."? E "Raira"?
Andreas: "Você Precisa...", escrito e publicado em 2012, escrevi em umas 2 a 3 semanas. Ele já estava na minha cabeça há mais de 15 anos, quando eu trabalhei por 3 meses numa empresa e vi como as pessoas, de diretor a operário, são escravos da vida.
"Raira", escrito e publicado em 2013, escrevi em 2 meses. O livro já estava na minha cabeça, todo pronto, há pouco mais de um ano. Normalmente eu não anoto nada, observo tudo e deixo a história fluir na minha cabeça; quando sento é para começar e acabar; não tem esse negócio de ficar sofrendo, não; já sei o que eu quero. "Raira" foi inspirado em muitas Rairas que vi pelas andanças da minha vida boêmia e vadia.

Como se sentiu quando viu, pela primeira vez, um livro de sua autoria finalizado?
Andreas: Na realidade, tenho muitos livros finalizados, Romances, Contos e Poemas, mas quando vi o primeiro publicado, pensei: "Não fui eu... Como foi que eu tive disciplina para seguir compromisso comigo mesmo e com a Editora?"; dei uma boa gargalhada e esvaziei uma garrafa de vodca ouvindo Liszt.

Quais são as suas inspirações literárias?
Andreas: Em primeiro lugar a Rua, os Botequins, a Vadiagem.
Em segundo lugar muitos Mestres da Literatura Nacional e Universal. Eu teria que fazer uma puta lista, mas vou me resumir em um mínimo: Eurípides, poeta grego do século V a.C., Manuel du Bocage, Eça de Queirós, Sá Carneiro, José Saramago, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Ferreira Goular, Hilda Hilst, Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, João Gilberto Noll, Delfin Prats, Pedro Juan Gutiérrez, Walt Whitman, Ezra Pound, Loius-Ferdinand Céline, Thomas Mann, Herman Hesse, Thomas Bernhard, Henry Muller, Allen Ginsberg, Charles Bukowiski.

O que sonhava em ser quando era criança?
Andreas: Marinheiro / Escritor às vezes.

Qual o seu livro de cabeceira? Por quê?
Andreas: Não tenho nenhum específico. Existem livros fantásticos. e eles se revezam em minha cabeceira.

Tem planos para esse final de 2014 ou começo de 2015?
Andreas: No final de 2014 / início de 2015, no máximo no início de fevereiro, publico um novo título, um Romance. Já estou trabalhando pesado num livro de Contos mais ou menos para agosto de 2015.

Diga uma música que defina ou apenas lembre os seus livros.
Andreas: Não título de uma música, mas os gêneros, que são bem divergentes: as Clássicas, o Bolero, o Funk.

Que reação espera que os seus leitores tenham?
Andreas: Cada leitor é um, e cada um tem que ter sua própria reação. Não gostaria que eles ficassem "indiferentes", gostaria até que eles dissessem: "esse livro é uma merda", afinal a Arte é para provocar. Mas cada um que dê a sua opinião, e eu vou ficar muito feliz se alguém me ler.

Pode dar algumas dicas para aqueles que também querem escrever um livro?
Andreas: Sim, claro: Leiam os Clássicos da Literatura Brasileira e da Literatura Universal. Prestem atenção ao vocabulário, às concordâncias, ao ritmo e ao fluxo da narrativa, às características dos personagens e aos diálogos, ler com calma, sem pressa, com senso crítico e de humildade ao mesmo tempo, e... Escrever... Escrever... E reler, reler, reler... Depois Faça O Que Quiser!

Em que redes sociais os leitores e blogueiros podem te encontrar?
Andreas: Só mesmo no IG (@andreasnora_escritor) e nos Blogs e Facebook das nossas parcerias.

Agora, uma curiosidade minha: qual a sua música e o seu filme favorito?
Andreas? A música é "O Bolero de Ravel", de Joseeph-Maurice Ravel. O filme tenho 5, três estrangeiros: "1984", "Zorba, O Grego", "A Vida dos Outros". Brasileiros: "O Céu de Suely", de Karim Ainouz, e "Contra Todos", de Roberto Moreira.

Desejo muito sucesso para você, Andreas, e muito obrigada por ceder um pouquinho do seu tempo para me atender.

... e é isso, leitores. Adorei conhecer um pouquinho mais dele, e vocês? ;)

Beijos!

2 comentários:

  1. Tea Desk,
    Eu sou quem agradece a sua gentileza e interesse pelo meu trabalho.
    Aproveito para dizer que o SEU TRABALHO é ótimo!!
    Abração!
    Andreas Nora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez (e serei capaz de repetir mil vezes), muito obrigada!
      Você é um escritor e tanto. Merece muito sucesso!

      Excluir

Obrigada por comentar!