domingo, 18 de janeiro de 2015

Entrevista com o Autor | Débora e Érica, "O Eclipse da Lua Azul"

Olá leitores!

Hoje venho mostrar a vocês a pequena gigante entrevista que fiz com as lindas Débora e Érica, autoras do livro "O Eclipse da Lua Azul". Sem mais delongas, vamos conhecê-las ;)




1. Quando vocês perceberam que essa amizade poderia resultar num livro?
R: Após o musical do livro “Margarida bem-me-quer” do livro de Débora realizado em parceria com o colégio em que Érica trabalha, surgiu a ideia de escrever uma história de ficção voltada para o público juvenil, já que passamos momentos maravilhosos na nossa adolescência.

2. Como/quando surgiu a ideia de escrever "O Eclipse da Lua Azul"?
R: Em dezembro de 2011, viajamos com nossas famílias para lugares diferentes. Combinamos que durante as férias pensaríamos sobre o tema do nosso livro e houve um sincronismo, tivemos a mesma ideia de criar uma história com anjos e outros mundos, enquanto sobrevoávamos as nuvens a caminho do nosso destino. Assim que retornamos, ao lermos nossas anotações, tivemos a certeza de que a nossa história seria sobre seres e mundos fantásticos.

3. Quais são as suas inspirações literárias?
R: Débora – Livros com histórias que me emocionam e surpreendem, com personagens e lugares incríveis, sejam eles reais ou imaginários, através de texto ou de imagens. Temas que me façam refletir e sonhar.
Érica – Eu adoro ler livros de ficção fantástica, porque resgatam os sonhos de criança guardados na minha memória.

4. Possuem algum livro "de cabeceira"? Se sim, podem nos dizem por que escolheram esse?
R: Débora – Gosto de ler sobre vários gêneros e de pesquisar sobre temas que me interessam. Divido meu tempo de leitura entre pesquisa, estudo e entretenimento. Atualmente estou lendo “As Sete Irmãs” de Lucinda Riley, “O Lado Mais Sombrio” de A. G. Howard e “Criatividade para o século 21” do físico quântico Amit Goswami.
Érica – Eu não possuo um livro de cabeceira, pois gosto de deixar alguns livros próximos de mim para ler antes de dormir. Acabei de ler “Cidade do fogo Celestial” de Cassandra Clare e estou lendo “O lado mais Sombrio” de A.G. Howard e “Outlander: A Viajante do Tempo” Diana Cabaldon.

5. Gostaria de parabenizá-las pelo resultado final; amei a diagramação desse livro. Deve ter dado um certo trabalho para que ele fosse como é hoje, não?
R: O responsável pela diagramação do texto é a editora, a gente só dá algumas sugestões, como leitoras. A nossa editora Solisluna, cuidou com muito carinho e profissionalismo da execução do livro.

6. Vocês têm planos para 2015?
R: Estaremos lançando o Livro 02 – Mundo Angelical, uma história interligada com o livro “Eclipse da Lua Azul” e começaremos a escrever o Livro 03 - Mundo Elemental, com previsão de lançamento em 2016, concluindo essa trilogia.

7. Pretendem continuar sempre com essa parceria ou têm planos para algum outro projeto individual?
R: Temos outros projetos juntas, pois a sinergia está dando certo. Também estaremos lançando projetos individuais a partir de 2016.

8. Você possuem algum personagem favorito no livro de vocês?
R: Débora – A arte de escrever e criar personagens permite eu expressar minhas crenças, inquietudes, sentimentos ambíguos e tudo o que minha imaginação pode criar. Os personagens ganham vida e passam a fazer parte da minha história. Eu me identifico com a serenidade e o misticismo de Maiara e com o inconformismo e a intensidade de Holly e Lavínia.~
Érica - É difícil escolher, pois cada personagem tem um pouquinho da gente. Mas como eu acho essencial a presença dos vilões na história, gosto da inteligência de Lavínia e o humor de Fascínio.

9. Que reações esperam que seus leitores tenham?
R: Esperamos que os nossos leitores, como nós, possam se emocionar e refletir sobre os valores, as atitudes e as escolhas de cada ser em sua própria jornada.

10. Débora, de acordo com a sua pequena biografia, você escreveu dois livros infanto-juvenis. Qual foi a sua experiência com eles?
R: Sou grata por ter a oportunidade de realizar algo tão apaixonante. A experiência de cada livro só aumenta meu amor pelo que faço. O retorno dos leitores dos meus dois livros ilustrados tem sido incrível. É maravilhoso saber que as histórias de alguma forma tocaram os corações deles e fazem parte de suas vidas. No livro “Margarida bem-me-quer” eu conheci e senti o mundo através do olhar de uma delicada flor. No “Saíra sete cores”, a jornada de um lindo pássaro colorido, eu expressei os anseios da minha juventude e a minha vivência como mãe, que deseja o melhor para os filhos.

11. Érica, este é o seu primeiro livro, certo? O que está achando desse mundo literário?
R: É fantástico poder contribuir para o meio literário, principalmente quando eu vejo que através da minha escrita posso estar nos lares dos leitores, compartilhando do meu conhecimento e alegria de contar histórias.

12. Podem dar algumas dicas para aqueles que também querem escrever um livro?
R: Primeiro você precisa querer ser escritor. Depois conhecer o processo de escrita criativa para que sua história possa ser compreendida pelo leitor, conhecer o mercado editorial, pessoas da área, participar de eventos literários, ler, pesquisar, anotar e notar o mundo... Por fim, é só soltar sua imaginação e escrever... reescrever... reescrever... E com determinação e foco, transformar seu sonho em realidade.

13. Em quais redes sociais os leitores e blogueiros podem encontrar-lhes?
Email: eclipsedaluaazul@gmail.com

14. Falando em blogueiros... Na opinião de vocês, qual a importância do trabalho deles para os autores?
R: As resenhas e as opiniões dos blogueiros divulgam diversos gêneros literários e muitas vezes motivam leitores a conhecerem autores e histórias novos. As parcerias com os blogs vêm crescendo e algumas relações estão sendo incríveis. O carinho, apoio e respeito que estamos recebendo fortalecem o nosso trabalho. Somos gratas por contarmos com a ajuda dos blogueiros, pois isso torna a nossa história cada vez mais conhecida e nos aproxima de nossos leitores. Um exemplo são as entrevistas que respondemos com alegria, pois é uma maneira de vocês conhecerem a gente mais um pouquinho. :) :)

15. Digam uma (ou mais) música(s) que defina(m) ou apenas lembre(m) "O Eclipse da Lua Azul".
R: Débora – “At Your Side” - The Corrs; “Exile” - Enya
Érica – “Lifelines” - A Ha

16. Agora, uma curiosidade minha: quais são as suas músicas e filmes favoritos? Eles influenciam o dia a dia de vocês de alguma forma?
R: Débora – As músicas temas dos filmes da Disney (tenho coleção), Celine Dion, Adele, The Corrs, Coldplay, Phil Collins, Enya, Kate Perry, Maria Gadú (a versão dela de “Amor de Índio” é linda, “João de Barro” e tantas outras... também gosto muito de música instrumental. A música alimenta a alma, ouço para relaxar, dançar, desenhar, me emocionar, desenhar... Quando escrevo prefiro o silêncio. Filme é outra paixão, são muitos, vou citar alguns que me marcaram: A Lista de Schindler, O Jardim Secreto, Cavalo de Guerra, Diário de uma paixão, Em algum lugar do passado, Avatar, Miss Potter, além dos filmes da Disney (que também coleciono) em especial Branca de Neve e os Sete Anões, Dumbo, Bambi, Tinker Bell e O Rei Leão.
Érica – Gosto de assistir filmes que me façam refletir sobre as nossas ações e valores. Alguns deles me marcaram como Fantasma da Ópera, Em algum lugar do passado, PS eu te amo, Cidade dos anjos, Cavalo de Guerra, O menino do pijama listrado, Sempre ao seu lado, Nárnia, ET e alguns desenhos da Disney. Já as minhas músicas preferidas são A HÁ (Lifelines), Christina Perri (A Thousand Years), Quando a chuva passar (Ivete Sangalo), All of Me ( John Legend), Fantasma da Ópera (The Music of the Night), Sarah Brightman, Paralamas do Sucesso, Michael Jacson, Madona, Celine Dion, Coldplay.


Bom, meninas, muito obrigada pela atenção. Desejo muito sucesso às duas. Vocês merecem!

E vocês, leitores, gostaram da entrevista? Deixem a opinião de vocês nos comentários ;) Eu, particularmente, adorei todas as respostas (principalmente quando li "Disney" e "Nárnia" na lista de filmes favoritos).

Para quem ainda não conhece o livro delas, deixo abaixo capa e sinopse.



Após a morte de sua esposa, o arqueólogo John Crane, especialista em história das antigas civilizações, decide mudar-se com sua filha Holly para o Rio de Janeiro, perto dos amigos Dr. Ramos, Dra. Rita e sua filha Maiara. Holly, embora acolhida pela família de Maiara, vive um sentimento de tristeza e saudade de seu pai, sempre em expedições pelo mundo. Antes de completar dezoito anos, Holly recebe um artefato e tentará desvendar os mistérios sobre o desaparecimento de seu pai, as visões de Maiara e o crescente desequilíbrio da natureza. Nesta Aventura, as amigas Holly e Maiara conhecem Celino e Kami, seres de outros mundos, iniciando uma jornada na qual os sentimentos e os dons serão despertados e os valores fundamentais da humanidade, colocados à prova. O final desta jornada é imprevisível. Escolhas determinarão o destino do planeta, para que não fique sob o domínio dos seres das trevas. A Terra poderá ter mais uma chance?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!