terça-feira, 17 de março de 2015

Primeiras Impressões: A Mais Pura Verdade, por Dan Gemeinhart


Olá, leitores! Tudo certinho?

Estou voltando hoje (depois dessas férias forçadas por culpa da GVT que não queria instalar minha internet) com as minhas primeiras impressões sobre o livro A Mais Pura Verdade. A editora Novo Conceito enviou uma pequena amostra dos seis primeiros capítulos desse livro fantástico, que será lançado no dia 23 de março, e pediu para que déssemos a nossa opinião. Vamos lá ;)


Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido (um sentido muito importante), Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. 
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.



A história se inicia com a fuga de Mark. O garoto, de apenas 12 anos, decide que não quer morrer parado. Resolve realizar o seu sonho e cumprir a promessa feita ao seu avô: escalar uma montanha. Mas não qualquer uma: a montanha Rainier.

Mark infelizmente tem uma doença terminal (que não é dita em nenhum momento mas que conseguimos imaginar de acordo com as descrições). Este fato não desanima o menino por um só minuto; pelo contrário, o motiva cada vez mais.

Consigo, o garoto leva uma máquina fotográfica, um pequeno caderno para que possa anotar os seus haicais, uma caneta, equipamento de alpinismo, seus remédios, algum dinheiro e a coragem. No bolso, a imagem que sempre lhe arrancou suspiros. Ao lado de Beau, seu fiel amigo canino, os dois saem da cidade e vão em direção à montanha. Mil desafios são postos à prova e, mesmo com medo, Mark os enfrenta e segue o seu caminho, confiante de que chegará ao seu destino — nem que a doença o definhe até não restarem forças.

Um fato que me chamou bastante atenção foi a divisão de capítulos. O autor teve a preocupação de contar os dois lados da história: o de Mark, descrito em capítulos inteiros, e o de sua família e amiga, descritos em capítulos quebrados.

A forma de escrita é bem simples e direta, nada de metáforas ou palavras difíceis. Este fato, junto ao anterior, proporcionam uma leitura leve e apaixonante. A história fala de amizade e, principalmente, superação, o que proporciona mais um ponto positivo.

Mark é um garoto apaixonante e, mesmo que tenhamos a certeza de que ele está fazendo a maior burrada da sua vida, não deixamos de torcer pelo moleque. A coragem dele é impressionante... Já a esperteza nem tanto. 

Não vejo a hora de poder continuar a leitura. Estou morrendo de curiosidade para saber que rumo o menino Mark tomará em sua vida. Mil perguntas surgem na minha mente: será que ele conseguirá escalar a montanha? Será que a doença vencerá antes mesmo que seu sonho se realize? Será que ele desistirá de tudo e voltará para casa? Será que seus pais o encontrarão?

Se a NC tinha a intenção de me fazer roer as unhas devido à ansiedade, devo dizer que conseguiram.

Assim que terminar de ler essa história magnífica venho aqui fazer uma resenha para vocês. Não deixem de conferir o blog ;)

Adios, muchachos!


2 comentários:

  1. Estou lendo esse livro.
    Espero que ele seja tão maravilhoso quanto os primeiros capítulos.
    Adorei o post!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Espero que esse livro não entre pro clube dos que eram maravilhosos até o décimo capítulo.

      Excluir

Obrigada por comentar!