sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Diário de Leitura #1 | Fugitivos, por Carlos Barros


Título: Fugitivos
Autor: Carlos Barros
Editora: Giostri
Páginas: 647/316
Início da Leitura: 21/09/16 (update 1)

Fugitivos é o tipo de livro que pode ser definido como "montanha-russa de emoções". Amamos os personagens, sentimos pesar pela história deles. Adoramos a felicidade deles, odiamos os acontecimentos seguintes. O autor foi bem sacana...


1. Um breve resumo

Logo nas primeiras páginas conhecemos os personagens que movimentarão toda a história: Caio, Fernanda, Jonas, Gabriel e Bianca. Caio tem 15 anos, perdeu os pais num acidente e quase não sobreviveu pra contar história; Fernanda também tem 15 anos e é irmã de Jonas, de apenas 11. Ambos passam por problemas sérios em casa; Gabriel é o mais velho, tem 17 e é irmão da pequena Bianca, de 5 aninhos. Eles também passam por problemas em casa, mas diferente dos irmãos anteriores, Gabriel está prestes a fazer algo para mudar essa situação...

Os 5 formam uma amizade forte e sincera. Os momentos que passam juntos são maravilhosos, fazem o leitor querer estar presente. Por diversas vezes senti uma enorme vontade de ser amiga deles, de fazer parte dessa felicidade tão simples, de poder partilhar de memórias tão lindas.

Mas, assim como os momentos felizes, os de grande tensão também se fazem presente. Dor, tristeza, raiva, angústia... Tão jovens, mas tão adultos. Cada um tem o seu fardo e eu não sei dizer qual é pior.

2. O(s) personagem(ns) que mais me cativou(aram)

É impossível escolher um só, mas arrisco dizer que foram Jonas, Fernanda e Caio. Os três criam um laço muito forte, o que faz o instinto protetor aflorar a todo momento.

Jonas não para quieto um minuto. Fala demais e não deixa ninguém pra baixo por muito tempo. Fernanda é extremamente protetora e durona. Não leva desaforo pra casa e é firme naquilo que quer. Caio, apesar de tanto sofrimento, se mostra um quase-homem forte e capaz. Também é mega protetor e arrisca o que for preciso para ver aqueles que ama sorrirem.

3. O(s) personagem(ns) que mais me irritou(aram)

Também é difícil escolher essa. Assim como existem os amáveis, também existem os repulsivos. Mas creio que os que mais me causaram nojo e repulsa foram Renato, pai de Fernanda e Jonas, e Mauro, irmão mais velho de Gabriel e Bianca. Não vou entrar em detalhes, seria spoiler na certa... Mas saibam que eles causam os mesmos sentimentos em qualquer um.


4. O que eu senti até aqui?

Como disse lá no início, foi uma montanha-russa de emoções. Numa página eu queria gritar de felicidade e pular na história pra abraçar cada um; na página seguinte eu só queria chorar e dar um fim à dor dessas crianças.

Acho que as palavras que podem resumir são "morde e assopra". O autor nos provoca sensações negativas aqui e o oposto delas logo ali...


5. Me lembrou alguma outra coisa? Já passei por algo assim?

Na verdade, não. Nunca li e nem assisti nada tão lindo e triste assim. Fugitivos é único! E não, também nunca passei por algo do tipo (ainda bem né...)


6. O que estou achando da leitura?

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-!-!-! Leiam todos, divulguem, indiquem para os amigos. O mundo precisa conhecer essa história!


7. Trilha sonora

Nada mais justo que pegar a música responsável por um dos momentos mais lindos do livro...

4 comentários:

  1. Omg você está só no começo esse livro me deixou de ressaca viu , cada alto e baixo
    Adorei essa idéia de diário de leituras ♡♡♡

    Blog Estilo de Nerd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala... Já sinto a ressaca me abraçando. Espero conseguir me livrar logo hahahahahah
      Obrigada pelo elogio, flor!

      Beijitos <3

      Excluir
  2. Oi amiguinha do twitter! Passei aqui pra dizer que amo seu blog e gostei do livro, montanha-russa de emoções é? Adoro livros que envolvem o leitor!

    http://blackbooksoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiguinho do Twitter!
      Pois é, montanha russa de emoções. Já que gosta, recomendo muito.
      A propósito, também amo o seu blog <3

      Excluir

Obrigada por comentar!