sábado, 24 de setembro de 2016

Diário de Leitura: o que é isso?



Não sei vocês, mas eu tenho dificuldade em dar continuidade a leituras muuuuito longas. Amo livros enormes, de muitas páginas, que doam os braços de tão pesados que são. 

Começar é uma maravilha, um mundo está prestes a se abrir! As primeiras 100 páginas passam voando... As próximas 100 também... Nas outras já sinto ficar arrastado... Nas seguintes vou quase parando... E é geralmente aí que "vou deixando pra depois" e nunca termino.

Então, pra dar um fim a isso, resolvi adotar o método do diário de leitura! Quer dizer, será um diário não tão "diário" assim. Que seja, vai ser um método. (Mas leiam o post até o fim, se gostarem da ideia vai ter uma novidadezinha lá no fim).

Algumas pessoas gostam de anotar suas leituras todos os dias. Outras, apenas após o término de cada uma. Eu faço mais ou menos os dois (mas isso fica pra outro post). Agora, adotarei esse terceiro método para livros grandões. Vem comigo pra entender melhor :D



Como vai funcionar?


Assim que eu decidir ler algum livro muito grande, farei um post a cada semana para atualizar a leitura do "monstro" da vez. Nesses posts eu informarei:
1. Um breve resumo (sem spoilers) até a página em que parei;
2. O(s) personagem(s) que mais me cativou e
3. O(s) personagem(s) que mais me irritou/causou nojo;
4. O que eu senti até ali? (Ansiedade? Raiva? Euforia? Sono? E por quê?);
5. Me lembrou algum outro livro? Filme? Série? Já passei por algo assim? (É importante tomar cuidado nessa partezinha pra não explicar demais e acabar dando um mega spoiler);
6. O que estou achando da leitura?

No início de cada post obrigatoriamente direi:
7. Título do livro;
8. Autor;
9. Editora;
10. Páginas totais/Página que parei. Exemplo: 600/230
11. Data de início da leitura (número do update). Exemplo: Início da leitura: 24/09/16 (update 01)

Bônus:
12. Música que concluí ser "a cara" da história.
Pode variar de acordo com o andar da leitura? Claro que pode! Pode acontecer de a mesma música acompanhar todo o livro? Também pode!
"Mas por que 'bônus'?" Assim como pode acontecer de eu instantaneamente lembrar de uma música que defina o livro, também pode ocorrer de eu não lembrar e nem conhecer nenhuma ao longo das páginas. Vai variar de acordo com o andar da leitura e dos meus conhecimentos musicais hahahahahaha Mas é óbvio: se eu for inserir uma música, explicarei porque a escolhi. Exemplo: "Escolhi essa música do Tchakabum porque o livro é uma explosão" (que ridículo).

Enfim, entenderam? Espero muito que sim. É um método simples e rápido, mas que vai contribuir BASTANTE pra leitura não ficar cansativa, pra ela não perder o encanto e, de quebra, pra me fazer lembrar de alguns pontos que eu tenha esquecido ao longo das páginas.

MAS AQUI VAI A NOTÍCIA!!! Vocês também podem fazer! É só seguir o roteirinho, não se perder e, POR FAVOR EIN, dar os créditozinhos.

Se preferirem que eu crie um bannerzinho pra inserir no fim de cada post, é só avisar. Comentem aqui em baixo ou me enviem a sugestão por e-mail. Ah! É valido fazer pra livros menores também, tá? Não precisa ser um monstro com mais de 400 páginas :D

No mais, é isso. E como primeiro livro pra estrear esse diário, estarei lendo Fugitivos do parceiro Carlos Barros!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!