segunda-feira, 6 de outubro de 2014

[resenha #06] Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Título: Jogos Vorazes - 01
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 397
Editora: Rocco Jovens Leitores

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?






Demorei bastante tempo para ler esse livro por achar muito sem graça. Nunca havia lido a sinopse e nem tinha interesse. Para mim, era só mais um livro "modinha" — odeio esse termo, mas não encontrei melhor — que andavam endeusando sem necessidade por aí.

Pois é... me enganei. E hoje me pergunto por que fui tão burra; por que perdi tanto tempo tirando essas conclusões completa e erroneamente precipitadas. Por quê? Sem dúvida faço parte da massa que endeusa Jogos Vorazes. Esse livro é sensacional!!

Esqueça o filme, esqueça os boatos. Se você ainda não leu, leia! É uma ótima recomendação. 





Há muito tempo a América do Norte foi extinta e, em seu lugar, surgiu uma nação chamada Panem, formada por 13 distritos. A fim de mostrar sua revolta contra a Capital, o D13 se rebela, criando assim uma guerra. Esse distrito é aniquilado, e para demonstrar sua força e poder sobre todos os moradores dessa nação, a Capital exige que cada um dos 12 distritos restantes é obrigado a oferecer dois jovens entre 12 e 18 anos, um de cada sexo, para serem tributos nos Jogos Vorazes. Estes jovens devem lutar até a morte, restando assim apenas um sobrevivente: o vencedor e herdeiro de uma imensa fama e fortuna.

"Levar as crianças de nossos distritos, forçá-las a se matas umas às outras
enquanto todos nós assistimos pela televisão. Essa é a maneira encontrada
pela Capital de nos lembrar de como estamos totalmente subjugados
a ela. De como teríamos pouquíssimas chances de sobrevivência
caso organizássemos uma nova rebelião [...]."


O livro é narrado por Katniss Everdeen; moradora do distrito 12, sai (quase) todas as manhãs para caçar na floresta e poder alimentar sua família (a mãe e a irmã Prim), pois seu pai morreu num trágico acidente que ocorreu na mina onde trabalhava. 

É nesse momento em que conhecemos o seu melhor amigo e companheiro de caça Gale. Juntos eles arrecadam o suficiente para vender e trocar no prego (nome dado ao mercado negro do distrito).

A história já começa partindo de um momento complicado: além de ser o feriado da colheita, onde os tributos são sorteados, é também o primeiro ano em que a irmã de Katniss tem seu nome na listagem.

À tarde, todos os jovens se encaminham até o local da "comemoração". Quando a representante do Distrito 12, Effie Trinket, realiza o sorteio do tributo feminino, eis a surpresa. O nome pronunciado é Primrose Everdeen.

Katniss, desesperada e inconformada por ter tantas tiras de papel no meio de centenas, e sua irmãzinha apenas uma, se oferece em seu lugar para ser tributo nos temidos Jogos Vorazes. Isso a faz ser admirada e paparicada por sua representante, o que não faz muita diferença.


"Uma vez, quando eu estava de tocaia em uma árvore, imóvel, esperando
a caça aparecer, adormeci e caí de costas no chão de uma altura de três metros.
Foi como se o impacto tivesse expulsado cada centímetro cúbico de ar de
meus pulmões. [...] É assim que me sinto agora, tentando lembrar como se
respira, incapaz de falar, totalmente atordoada, ouvindo o nome
repicar no interior de meu crânio. [...]"

Após esse momento, o tributo masculino é escolhido. O infeliz sorteado é Peeta Mellark, ao qual Katniss instantaneamente reconhece. 

Chegando ao trem que os levará à Capital, os tributos se encantam com tanta regalia, com tanto luxo. Com tanta comida! São tantas opções que fica difícil escolher algo.

É nesse instante em que começamos a ter uma relação de amor e ódio por Haymitch Abernathy. Ele é um dos dois vencedores dos Jogos no D12. Também é o único vivo, e por essa razão fica responsável por ser o mentor de Katniss e Peeta.

Cada tributo recebe uma equipe de profissionais para cuidar de sua aparência assim que pisam na Capital. Cinna é o estilista do D12, e logo de cara já o amamos por ter um gosto extraordinário.

A partir daí serão duas semanas de treinamento especializado. No último dia, cada um se apresenta individualmente e recebe uma nota que vai de 1 a 12. Então a parte eletrizante do livro tem início (antes com alguns acontecimentos extraordinários) e fica impossível parar de ler!

Demorei alguns diazinhos para chegar na parte 2; quando cheguei, terminei em 1 dia e meio! 

Novamente digo: esse livro é extraordinário! Está entre as minhas primeiras opções quando me pedirem alguma recomendação. 




E como já é de costume, eis a música que, na minha opinião, mais se enquadra com o enredo desse livro.


Para quem quiser ver a letra: a tradução está aqui :3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!