sexta-feira, 11 de julho de 2014

[resenha #03] Aura Negra #02 - Richelle Mead

Título: Aura Negra - #02
Autora: Richelle Mead
Páginas: 297
Editora: Nova Fronteira

Sinopse: No tumultuado mundo dos vampiros, todo cuidado é pouco, e o menor dos deslizes pode ser fatal. Rose Hathaway sabe disso, mas mesmo assim sempre consegue se meter em apuros. Depois das surpresas e reviravoltas de O Beijo das Sombras, ela terá que tomar decisões difíceis para salvas aqueles que ama, custe o que custar.
    Contra todas as expectativas, Os Strigoi se organizam e declaram guerra aos vampiros conhecidos como Moroi, caçando-os em suas próprias casas e alimentando-se de seu sangue para obter a imortalidade — tudo graças à ajuda dos humanos. Os guardiões, então, fazem uma grande mobilização para cumprir seu trabalho de proteger os Moroi, e vêm do mundo todo para a Escola São Vladimir para discutir possíveis estratégias de combate.
    Entre os que se reúnem ali, surge a própria mãe de Rose. O encontro da mãe com a filha, abandonada quando criança, traz ressentimentos à tona. E, para complicar ainda mais as coisas, Dimitri, o instrutor e antigo amor de Rose, pode estar comprometido com outra pessoa. Não bastasse tudo isso, três de seus amigos deixam para trás a proteção dos guardiões para se aventurar num plano de vingança suicida contra os Strigoi. E Rose precisa salvá-los, principalmente porque é tudo culpa sua.




    Novamente, Richelle Mead conseguiu me deixar sem palavras, me fazendo sentir na pele tudo o que a dampira Rose narrava. Sinceramente não tenho palavras para descrevê-lo. "Magnífico" é pouco!

    Tudo começa quando Rose vai com Dimitri, seu grande e platônico amor russo, ao encontro de Arthur Schoenberg para fazer o seu exame de qualificação — este exame é uma entrevista onde todos os guardiões aprendizes têm de passar durante o primeiro ano do ensino médio. Rose já estava no terceiro, mas como viveu os últimos dois anos fugindo e se escondendo com Lissa, este teve de ser adiado. Para a realização do exame, o aprendiz deve ir ao encontro do guardião que irá aplicá-lo —. Chegando no local, Dimitri logo percebe algo de errado e resolve investigar. Alguns minutos mais tarde ele descobre que os Strigoi atacaram e eliminaram por completo os Badica, membros da realeza Moroi, e seus guardiões. E o pior: eles tiveram a ajuda dos humanos.

    Atordoados e com medo, guardiões do mundo todo se reúnem na Escola São Vladimir para discutir a respeito. Como estavam a cinco dias no Natal e —  por segurança — nenhum Moroi poderia sair do campus para visitar seus familiares, eles decidem fazer uma viajem para Idaho, onde os alunos, seus familiares e qualquer outro Moroi que quisesse ficariam hospedados numa estação de esqui exclusiva dos membros da realeza por uma semana. Afinal, com todos no mesmo lugar, milhares de guardiões estariam presentes para proteger a estação e o ambiente ficaria totalmente seguro. No meio desse vai e vem de guardiões e Moroi, Rose acaba reencontrando a sua mãe. Como diz a própria sinopse: "o encontro da mãe com a filha, abandonada quando criança, traz ressentimentos à tona".
"O hotel era lindo. Fora construído ao estilo de uma choupana de madeira [...]. As janelas eram altas e graciosamente arqueadas [...]. Luminárias de cristal, elétricas, mas com o formato de tochas, penduradas em cada entrada, conferiam ai prédio inteiro um visual brilhante, como o de uma joia. Toda a região era circundada de montanhas [...]. Um lado do terreno ia dar  na área de esqui, onde se viam ladeiras inclinadas e rampas de moguls, assim como teleféricos e cordas para se apoiar ao subir as ladeiras com os esquis nos pés. Do outro lado, havia uma pista de patinação no gelo [...]. Perto dali havia declives suaves, próprios para se deslizar com um trenó."

     Devido às circunstâncias, todos esquecem o real motivo de estarem ali e aproveitam ao máximo; Lissa e Cristian estão cada vez mais próximos e apaixonados; Rose, a cada dia que passa, fica mais enciumada com relação à amiga; o laço entre as duas fica cada vez mais forte; Rose, mesmo não querendo, se aproxima mais e mais de Dimitri. No meio disso tudo surge Adrian Ivashkov; um Moroi sarcástico, exatamente como Rose, que vive paquerando e irritando a garota. O que ninguém esperava é que ele teria um grande papel no final na trama. Ao chegar em Idaho, a dampira toma uma decisão: irá esquecer Dimitri de uma vez, dando assim uma chance a Mason. Mas convenhamos... é a Rose. Na mesma hora em que ela está com Mason, não tira os pensamentos do guardião russo. Essa indecisão perdura durante toda a semana, até o momento em que ela se cansa da situação e procura Mason para dar um basta. É aí que ela descobre a grande burrada. Graças à sua língua grande, ele, Eddie e Mia saíram da estação à procura dos Strigoi para liquidá-los. E começa então mais um grande momento de ação e aflição no livro.

    Sinceramente amei cada parágrafo. Richelle é bem detalhista e descreve com perfeição cada ambiente e cada cena, fazendo assim com que o leitor se imagine na história. É impossível não amar.

    Você não tem tempo de se cansar da leitura. É uma mistura de brigas e paqueras, ciúmes e amizade, ação e tensão, amores proibidos e compreensão.

    E eu que pensei que a sequência de O Beijo das Sombras fosse ser algo monótono...




    Esse foi outro livro lido na Maratona Literária #EuSouDoideira. Então fiquem aí com a música escolhida.

Um comentário:

  1. Não posso falar com esse livro, meu sentimentos não permitem e agora você entende o porque

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!