sexta-feira, 20 de maio de 2016

Resenha #17 | Eragon, por Christopher Paolini

(Foto retirada do blog Irmãs e Amigas)

Título: Eragon
Autor: Christopher Paolini
Páginas: 468
Editora: Rocco


Sinopse: Eragon é o romance de estreia de Christopher Paolini, uma história repleta de ação, perigosos vilões e locais fantásticos. Com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. O protagonista, de quinze anos, é um pacato rapaz do campo que, ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é peça principal.



Eragon é um livro viciante, curioso e repleto de reviravoltas. Arrisco dizer que é impossível não se apaixonar. Amantes de romances, aventura, terror... Todos deveriam ler! A riqueza de detalhes, o decorrer da história, o desfecho da mesma e, principalmente, a criatividade nos levam a um outro mundo.

Tudo começa quando Eragon, um jovem de 15 anos, está n'A Espinha à procura de animais para caçar. Afinal, o inverno estava chegando e a família — formada por ele, pelo tio e pelo primo — não possuía dinheiro o suficiente para comprar carne no açougue e se manter abastecida durante toda a estação.

Quando o garoto estava prestes a acertar um cervo, um estrondo ensurdecedor surge do nada e assusta o rebanho. Logo à frente ele avista uma pedra grande e pesada e deduz ser a origem de todo aquele barulho. Sua superfície cor de safira era extremamente polida e muito linda, com riscos em contraste que a percorriam de fora a fora. Admirado e enfurecido, Eragon resolve carregar a pedra consigo, na esperança de conseguir alguma coisa no açougue do vilarejo.

Algum tempo depois, o menino retorna para casa e põe a pedra embaixo da cama. Sem conseguir nada no açougue, o tio sugere que eles tentem vender para os mercadores que geralmente passam por ali naquela época do ano. Porém eles notam que os mesmos estavam com um atraso de dias, o que gera muita curiosidade e algumas suposições.

Quando os mercadores finalmente chegam, eles vão ao mercado de Carvahall e tentam vender a tal pedra. É aí que eles descobrem que esta na verdade é oca e que nem o material mais forte poderia quebrá-la. Arrasados, o trio volta para casa sem nenhuma esperança. 

Naquela mesma noite, algo estranho acontece. A pedra, que foi aninhada por Eragon em sua estante, começa a zunir. O menino acorda assustado, procura a fonte daquele barulho ensurdecedor e nada. Sonolento, resolve voltar a dormir. Alguns minutos depois o zunido retorna com mais intensidade. Ele então descobre a origem daquilo e se surpreende ao ver que a pedra estava se mexendo. Pior, ela estava se rachando como se fosse um ovo a ser chocado...

A partir desse dia a vida do garoto muda da água para o vinho: deixou a família para trás, enfrentou a estrada com um velho contador de histórias, viveu muitos lutos, fez uma amizade verdadeira e descobriu que o futuro da Alagaesia estava em suas mãos. Não tinha como fugir. Dois reinos lutariam por ele. Um, pelo seu apreço; outro, pelo seu sangue. Sua vida agora se resumiria em lutos, escudos e espadas e não há o que possa ser feito contra isso.



Foi incrível acompanhar a mudança na vida do menino Eragon. Mais incrível ainda foi vê-lo se transformando num homem. Em certos momentos senti vontade de matá-lo por conta da sua estupidez, mas tudo bem, ele ainda estava sendo treinado.

Alerto os leitores para um único detalhe: boa parte do livro é uma completa aula de história (a história deles) e, se uma vírgula for perdida, vocês podem não entender nada do que venha a acontecer.

Chorei feito bebê em uma parte específica e, juro, taquei o livro no chão com tudo. Depois pensei: "pera, isso vai ser muito bom para o Eragon. Muito mesmo." Então, calmamente, o peguei em minhas mãos, pedi desculpas e retomei a leitura hahahahahah

Não tenho o que reclamar dessa leitura. Para quem gosta de literatura fantástica, cuidado: você pode se apaixonar pela saga.



Fiquei horas pesquisando uma música para esse livro... Mas não encontrei :( Olhei até na playlist do meu irmão e nada. Vou ter que ficar devendo dessa vez.

2 comentários:

  1. Gente, eu preciso ler esse livro. Todo mundo fala muito bem dele e eu preciso ler.
    Amei sua resenha, vou comprar o livro o quanto antes.

    Beijos!
    *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah obrigada! Compre mesmo. E nada de deixá-lo parado na estante! Compre e já saia da livraria lendo as primeiras páginas. É impossível parar.
      Beijos!

      Excluir

Obrigada por comentar!