quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Li até a página 100, e... #2 Raira - Andreas Nora

Obaaaa, vamos ao segundo Li até a página 100, e... do blog. O livro da vez é Raira do autor e parceiro Andreas Nora.



Raira
Andreas Nora

PRIMEIRA FRASE DA PÁGINA 100:
    "Amor, grande merda"

DE QUE SE TRATA O LIVRO?
O livro tem dois personagens centrar: um vagabundo que "ganha" a vida como o conhecido flanelinha e uma prostituta que faz o cara perder o controle. Até então, o nome dele nunca foi citado; o dela só aparece na página 80. Ambos começam a ter uma relação estritamente reservada ao sexo, à saciação dos seus desejos carnais mais íntimos, à safadeza na sua forma mais pura... até que o impensável acontece. Primeiro sintoma: um ciúme desenfreado.

O QUE ESTÁ ACHANDO ATÉ AGORA?
Confesso que me senti COMPLETAMENTE perdida nas primeiras páginas. A diagramação e as descrições que correm sem interrupções me fizeram ler e reler o mesmo trecho inúmeras vezes, além de soltar um enorme "quê??" vez ou outra. Nunca havia lido um livro desse tipo, hora separado em estrofes, hora se desenrolando sem uma única pontuação. Demorei a entender o porque até perceber que a forma como foi escrito se compara — quase — sempre ao modo como falamos e ao modo como os fatos ocorrem: rápido, sem olhar para os lados, sem pedir licença, sem parar pra pegar fôlego. Estou amando!

O QUE ESTÁ ACHANDO DA PERSONAGEM PRINCIPAL?
Ele é um cara cheio de vícios, safado, sujo, pervertido e, acima de tudo, decidido. Não pensa nos contras quando os prós lhe agradam, não exita ao tomar uma atitude, não reclama da vida (apesar dela ser bem miserável). De início foi ódio à primeira vista, mas agora... até que ele está me conquistando. Reparei que algumas de suas atitudes coincidem com o que eu faria ou diria e que, tirando uma coisa ou outra, na maioria das vezes pensamos igual.

MELHOR QUOTE ATÉ AGORA:
    "Não posso aguentar as descargas de raios, mas, mesmo a tempestade desabando, não me permito sequer um guarda-chuva."

VAI CONTINUAR LENDO?
Mas é lógico! Quero saber o resultado desse romance às avessas.

ÚLTIMA FRASE DA PÁGINA:
    "O álcool desce lenitivo a mim nesse momento, mas me descubro sem consolo com a ausência de Raira."







2 comentários:

  1. Tea Desk,
    Admiro muito a sua capacidade de entendimento de um Estilo Literário, o que não é fácil (Não me refiro a "elogio gratuito", mas sim, a Entendimento Literário).

    Abraço!

    Andreas Nora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre fui grande admiradora da Língua Portuguesa. Sei que ainda tenho muito a aprender, mas procura aplicar o que já sei nos meus momentos de lazer. É bom saber que estou obtendo sucesso!
      Abraço!

      Excluir

Obrigada por comentar!